Flanelinhas estatais X privados

18/08/2010

Aqui onde moro tem flanelinha estatal (a prefeitura contratou uns adolescentes pra serem “jovens aprendizes” de fiscal de estacionamento, mas fiscal mesmo não tem nenhum, e não sei o que há pra “aprender” nessa profissão a não ser olhar se o carro tem um vale no pára-brisas), mas na maioria das cidades temos o flanelinha “privado”.

Pois bem, tenho certeza que todo mundo que dirige (e estaciona) em cidade média-grande já “se relacionou” com um desses profissionais.

Eu, que morei uns tempos em Uruguaiana (cidade de 130.000 habitantes), passei por um fato curioso: na época eu carregava um molho de chaves razoável (eram umas 7 chaves, pelo menos, de tanta tranca que eu precisava abrir), e um belo dia saí do trabalho balançando aquele molho e acabei sendo abordado por um desses profissionais, que me pediu “se eu não podia dar um trocado pra ele, porque ele tinha cuidado meu carro …” mas o detalhe é que, até aquela época, eu nunca tinha tido um carro. Dei risada da cara dele, disse que não tinha carro, e fui embora.

Me faltou a presença de espírito necessária pra mandar ele mostrar qual era o meu carro, que eu dava R$50,00 pra ele …. azar, agora é tarde.

Enquanto isso, aqui em Santa Rosa, os estatais nem pra te vender o “vale-estacionamento” servem: tu precisas ir até algum estabelecimento comercial que o venda (bom, localizar no site da prefeitura, mas não achei a legislação respectiva pra ter certeza, mas provavelmente esses estabelecimentos não estão prestando esse serviço “de graça”, ou seja, o cidadão local provavelmente está pagando mais do que “precisa” pelo estacionamento.

Deixe um comentário

