Tu crês que constituir advogado é melhor do que recorrer à Defensoria Pública ?

03/08/2011

Guardadas as devidas exceções, a Defensoria Pública faz um trabalho melhor. É mais combativa. Tem mais “cancha”.

Não se ofendam os advogados enquanto categoria (aliás, os Defensores Públicos também são advogados), tenho muitos amigos no meio.

Verdade é que entre os causídicos há inúmeros incompetentes, a maioria da era pré-exame-de-ordem.

No entanto, referido exame não tem o condão de evitar que mais incompetentes se iniciem na profissão. Estou cansado de ver advogados que não sabem nada do que deviam, não tem capacidade de pesquisar, de aprender e nem de perguntar com jeito. Nem os documentos lêem.

Não perguntam com educação porque o orgulho não deixa. Não conseguem sequer expor a dúvida. E tem sempre aquele que vem argumentar doutrina pra mim, enquanto eu estou amarrado à lei e aos autos.

Como no gabinete do magistrado e na sala de audiências patrolam todos, especialmente partes, sem explicar direito o que está acontecendo, depois cabe a nós, povo das cavern, digo, cartorário, ficar explicando e explicando e tirando mandado, e fazendo ofício, e explicando de novo … e tudo isso sem convencer, porque não somos magistrados, nem advogados, nem promotores de justiça … somos meros peões burros que nada sabem e estão sempre e o tempo todo de má vontade, simplesmente porque somos funcionários públicos.

Já cansei de estar certo e explicar a mesma coisa três ou quatro vezes para uma pessoa, ela ir ao advogado e voltar dizendo que ele disse que tinha de ser assim.

Aí eu fico com vontade de dizer “procura outro”, mas não posso. Uma vez uma parte sonhou que tínhamos dito que o advogado dela era incompetente e contou a ele (eu na verdade disse que acreditava que ele estava equivocado, só isso), quase fui responder um administrativo, pois o causídico me ligou furioso.

Deixe um comentário

